Por Leticia Richter
Quando pensamos em uma empresa ou marca, já
associamos está ao seu “Logotipo”, bem como lembramos de suas cores, modelos e
formas. Chamamos isso de identidade visual.
A Logomarca é a apresentação/cara da empresa,
e irá acompanha-la por todo seu
percurso. Por isso é preciso cuidados ao se pensar e criar uma marca, pois está
dará sentido e lhe identificará, podemos dizemos que será seu código genético e
contará sua trajetória.
É importante que a empresa seja representada por um
símbolo/forma, que transmita o que a organização desenvolve. Algumas formas
despertam diferentes sensações, como o círculo indica evolução,
tranquilidade, movimento, já o triângulo
transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade, e o quadrado evoca uma sensação de
evolução, movimento, tranquilidade.
Além
da forma outro cuidado fundamental é com a escolha das cores, pois cada uma
estimula sentindo e sensações nas pessoas. Segue algumas cores e seus significados:
·
Vermelho:
impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
·
Laranja:
receptividade, comunicação, ação;
·
Amarelo:
juventude, inteligência, luz, sol;
·
Verde:
vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;
·
Azul:
racionalidade e espiritualidade;
·
Violeta:
lealdade, força, religião;
·
Marrom:
força, riqueza, densidade;
·
Preto:
nobreza, distinção, elegância;
·
Branco:
pureza, sabedoria, verdade.
Esses
são os pontos inicias que determinarão uma logo marca. Com o passar dos anos,
pode-se atualizar a marca, mas tendo o cuidar em manter o princípio, a cor e o objetivo
de quando criada. A intenção da Logomarca é ser de fácil memorização, ter um
posicionamento e sempre estimular e fidelizar a mente das pessoas.
Portanto,
se estive pensando em criar uma identificação para sua empresa, essas dicas
podem ajudar em alguns pontos a serem escolhidos. Atrelado a uma boa ideia e
criatividade podem surgir grandes marcas, quem sabe a próxima possa ser a sua
empresa, então mão a obra!!!