quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Logomarca: o que é?


Por Leticia Richter

Quando pensamos em uma empresa ou marca, já associamos está ao seu “Logotipo”, bem como lembramos de suas cores, modelos e formas. Chamamos isso de identidade visual.

A Logomarca é a apresentação/cara da empresa, e irá acompanha-la por todo seu percurso. Por isso é preciso cuidados ao se pensar e criar uma marca, pois está dará sentido e lhe identificará, podemos dizemos que será seu código genético e contará sua trajetória.

É importante que a empresa seja representada por um símbolo/forma, que transmita o que a organização desenvolve. Algumas formas despertam diferentes sensações, como o círculo indica evolução, tranquilidade, movimento, já o triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade, e o quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento, tranquilidade.

Além da forma outro cuidado fundamental é com a escolha das cores, pois cada uma estimula sentindo e sensações nas pessoas. Segue algumas cores e seus significados:

·         Vermelho: impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;

·         Laranja: receptividade, comunicação, ação;

·         Amarelo: juventude, inteligência, luz, sol;

·         Verde: vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;

·         Azul: racionalidade e espiritualidade;

·         Violeta: lealdade, força, religião;

·         Marrom: força, riqueza, densidade;

·         Preto: nobreza, distinção, elegância;

·         Branco: pureza, sabedoria, verdade.

Esses são os pontos inicias que determinarão uma logo marca. Com o passar dos anos, pode-se atualizar a marca, mas tendo o cuidar em manter o princípio, a cor e o objetivo de quando criada. A intenção da Logomarca é ser de fácil memorização, ter um posicionamento e sempre estimular e fidelizar a mente das pessoas.

Portanto, se estive pensando em criar uma identificação para sua empresa, essas dicas podem ajudar em alguns pontos a serem escolhidos. Atrelado a uma boa ideia e criatividade podem surgir grandes marcas, quem sabe a próxima possa ser a sua empresa, então mão a obra!!!