segunda-feira, 17 de maio de 2010

Matéria - Moto

O motociclista e o trânsito nas nossas cidades


A facilidade na aquisição de um meio de transporte, especialmente as motocicletas, vem transformando o trânsito das nossas cidades. Além disso, o baixo custo de manutenção, tem feito com que o nicho dos amantes do ato de pilotar seja cada vez mais fiel e próspero.

Contudo, esse cenário crescente no trânsito das cidades traz consigo certos problemas, como o crescente número de mortes, a dificuldade na locomoção devido a grande quantidade de veículos e motocicletas em circulação, entre outros, sendo que para minimizá-los alguns cuidados são essenciais.

Como qualquer condutor de veículo automotor, o motociclista tem que seguir regras e pilotar com cuidados básicos, e é claro, dicas são sempre importantes.

1. Tenha sempre boa postura ao pilotar: mantenha a coluna reta, sentando no centro da moto, com ombros e braços relaxados.
2. O garupa deve sentar-se bem próximo ao piloto, segurar firme e acompanhar os movimentos e inclinações.
3. Utilize sempre o capacete, luvas, botas e jaqueta para a sua proteção e segurança.
4. Mantenha-se sempre visível, procurando usar roupas claras e refletivas. Atenção: o uso do coletivo refletivo é obrigatório.
5. Verifique com freqüência os estados das luzes e pneus, e mantenha sua moto bem regulada. Lembre-se: luzes apagadas é infração gravíssima e seu direito de dirigir será suspenso.
6. Não estacione em locais indevidos, como calçadas, sobre faixa para pedestres ou canteiros centrais, você pode ser multado.
7. Observe as condições da pista e previna ações de pedestres e outros veículos, decidindo e sinalizando com antecedência o que vai fazer, e depois siga com segurança.
8. Mantenha-se sempre no campo de visão dos demais condutores. Evite os pontos cegos.
9. Sua atenção pilotando uma motocicleta deve ser redobrada, pois você estará demasiadamente exposto. Portanto, não costure o trânsito entre veículos parados, que dirá quando estiverem em movimento.
10. Direção Preventiva é essencial. A paciência no trânsito pode poupar sua vida e do outro.


Motociclista um trânsito seguro e de qualidade depende de você. Cuide sempre do seu maior patrimônio: a VIDA.


2º Ten. QOPM Debora Cristina Scremin
Polícia Militar do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário