quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Destaques - Vereador Célio Guimarães

Projeto de lei, na Lapa, aprova presença obrigatória de enfermeiros em veículos de saúde
Foi aprovado pela Câmara o projeto de lei do Vereador Célio Guimarães que torna obrigatória a presença de um enfermeiro ou auxiliar de enfermagem nos veículos de saúde, da Lapa, que transportem pacientes pela cidade ou até outros municípios.

A justificativa e principalmente garantir a segurança, pois o profissional será essencial para os cuidados que exige cada paciente. Agora, será encaminhado ao Prefeito Municipal, para que seja sancionado.



Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Presidente do PV - Lapa
Vice-presidente da Juventude do PV do Paraná
Contatos: 41 3622.2536 / 41 9658.2389
http://www.celioguimaraes.zip.net/

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Matéria - 15º GAC AP

Simulação em Computadores no 15º GAC AP


LAPA (PR) – Atualmente, vários países utilizam a simulação de combate para adestrar seus quadros e o Exército Brasileiro tem utilizado essa importante ferramenta de forma crescente. O 15º GAC AP, sediado na Lapa-PR, passou a utilizar a simulação por computadores a fim de adestrar o seu efetivo profissional.

A simulação baseia-se no treinamento em ambiente virtual utilizando o software Iron Warriors T-72 Tank Commander, um simulador de carros de combate, por intermédio de um servidor em rede, complementado por outros softwares de comunicação.

O sistema permite a simulação do desdobramento de uma bateria de obuses, sua movimentação, coordenações diversas, tráfego de informações entre o comandante da linha de fogo, chefes das peças e tratoristas, treinamento de situações especiais como dispersão em caso de ataque aéreo, tiro direto contra carros inimigos, navegação, prática de comunicações com mensagens codificadas e exercício da iniciativa e liderança, aprimorando sua consciência situacional.

Constata-se que os integrantes das baterias de tiro do grupo tiveram o seu desempenho alavancado com o uso deste meio auxiliar de instrução. Os chefes das viaturas blindadas e os tratoristas demonstraram um desmanivramento muito maior nos exercícios no terreno posteriores.

Durante PAB SU de 2010 foi largamente utilizado, juntamente com os subsistemas de Artilharia, sendo aplicada à uma bateria e, ao mesmo tempo, outra bateria estava desdobrada no terreno, tudo isso integrado às comunicações e à Central de Tiro do GAC.

Os resultados desse sistema foram observados através da Operação Três Barras 2010, realizada no Campo de Instrução Marechal Hermes – SC, em que o 15º GAC AP logrou êxito em completar o exercício com total aproveitamento, apresentado excelentes níveis de desempenho de suas frações e da unidade como um todo.



_______________________________________
VALTER DA SILVA RAMOS JUNIOR –Maj
Resp Cmdo 15º GAC AP


“SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”


Este documento foi enviado eletronicamente.
Seu original encontra-se arquivado na Seção de Comunicação Social do 15º GAC AP.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Destaques - Vereador Célio Guimarães

Vereadores se reúnem na véspera do Natal para aprovarem Taxa de Lixo


A pedido do prefeito municipal, a presidente da Câmara de Vereadores convocou uma sessão extraordinária no dia 23 de dezembro, às 10 horas da manhã, para aprovar os últimos projetos do ano, incluindo a Taxa de Lixo. Literalmente aprovar, pois pouco ou nada foi discutido a respeito desta taxa.

Os vereadores que já haviam se pronunciado contrários à cobrança da taxa, Célio Guimarães, Dango e Juquinha não participaram da sessão extraordinária por não terem sido convocados de forma pessoal e escrita com a antecedência prevista (48 horas), através de ofício assinado pelo vereador. Também as informações pedidas pelo relatorCélio Guimarães ainda não haviam chegado, faltando o parecer final da Comissão de Finanças e Economia, e desta forma entendia-se que o projeto da taxa não poderia ir para votação.

Porém, os seis vereadores que compareceram à sessão, aprovaram a cobrança da Taxa de Lixo mesmo com várias questões ainda a serem discutidas. “Acho um absurdo aprovar um projeto tão polêmico na véspera de Natal de forma atropelada. Por que o executivo pediu somente agora uma sessão extraordinária durante o recesso parlamentar, se teve o ano todo para fazê-lo? Cobrar R$ 5 mensais de todas as residências e comércio de forma única, sem qualquer discussão a respeito das melhorias na coleta, da periodicidade em que o caminhão recolherá o lixo nos bairros, no mínimo é um descaso com a população. Deveria ter sido feita uma audiência pública para ver se realmente haveria esta necessidade de cobrar uma taxa, pois o mesmo prefeito havia a extinguido em 2001 com a justificativa de beneficiar a população. Por que ao invés de cobrar uma taxa para diluir os custos da prefeitura, o prefeito passe a economizar e tirar do quadro da prefeitura cargos em comissão que pouco contribuem para com o serviço público?”, comenta indignado o vereador Célio Guimarães do Partido Verde, que tentou evitar a aprovação sem as discussões necessárias.

A previsão do vereador se concretizou: A população lapeana ganhou um presente de Natal que não haviam pedido ao Papai Noel.




Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Vice-presidente da Juventude do Partido Verde do Paraná
http://www.celioguimaraes.zip.net/
Material envido pela Assessoria de Imprensa do Vereador