quarta-feira, 23 de junho de 2010

Matéria - 15º GAC AP Lapa/PR

15º GAC AP recebe visita de integrantes da Escola de Sargentos das Armas e do NPOR/5º RCC

O 15º GAC AP tem sido alvo do interesse de diversas organizações militares do Exército, com a finalidade de serem realizadas visitas às instalações do Quartel, buscando conhecer as peculiaridades e possibilidades da Unidade, que é dotada de um dos mais modernos materiais de Artilharia do Exército Brasileiro, o Obuseiro M 109 155 mm, e também visitar o rico sítio histórico do município da Lapa.

Nesse contexto, no dia 16 de junho, o 15º Grupo de Artilharia de Campanha recebeu as comitivas do Curso de Artilharia da Escola de Sargentos das Armas (EsAS), sediada em Três Corações-MG, e do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 5º Regimento de Carros de Combate, sediado em Rio Negro-PR, como parte do calendário escolar daqueles estabelecimentos de ensino.

Durante a jornada que estiveram em solo lapeano, às delegações foram apresentadas as características de emprego da Artilharia, noções básicas do emprego do material 155mm Autopropulsado, após o almoço participaram da formatura do Grupo e em seguida dirigiram-se ao Teatro São João, de onde iniciaram o seu passeio pela História.


No Teatro foi realizada palestra do Ten Cel Mello, Cmt do Grupo, versando sobre o Cerco da Lapa e em seguida apresentada a belíssima peça teatral “Nós somos a Lapa”, emocionando a platéia. Como coroamento do evento, os militares percorreram os pontos turísticos no Centro Histórico, admirados com a riqueza do acervo, bem como com a atenção e a gentileza dos guias, o que enalteceu mais uma vez o nome da Cidade e a nobreza de seu povo.

Material enviado pela Comunicação Social do 15º GAC AP

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, está ajudando a divulgar o trabalho do 15º GAC AP e da cidade da Lapa.
    Abraço SubTenente Toledo
    Relações Públicas do 15º GAC AP

    ResponderExcluir
  2. Olá Letícia! Só a título de informação, a autoria do texto do espetáculo Nós Somos a Lapa é de Betty Burda e a direção é de Nádia Burda, com a atuação de diversos voluntários da cidade. Um abraço!

    ResponderExcluir