quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Matéria - 15º GAC AP/Lapa

PATRIOTISMO PARA QUE?

Desde que assumi o comando do 15º GAC AP, o "Quartel da Lapa", em janeiro de 2009, escutei constantes comentários de que a sociedade está carente de valores e bons exemplos, influenciando a violência e o desrespeito no dia-a-dia. É normal, pois o Exército é uma instituição que preserva valores, a história, os heróis e a correção de atitudes.

Neste ano de 2010, o Grupo General Sisson teve a oportunidade de participar das comemorações da Semana da Pátria nas cidades de Contenda, Balsa Nova, Antonio Olinto e Lapa, onde o ponto alto foram os desfiles.

Esses eventos foram organizados com pequenas variações, como a presença da Rainha e das Princesas da cidade, ornamentação do local, discursos, apresentação de serviços disponibilizados à população, agradecimento da colônia de imigrantes, apresentação musical no encerramento, participações de carros antigos e tratores.

Por sua vez, todos os desfiles tiveram em comum a reverência à nossa Pátria, com os diversos segmentos das comunidades salientando aquilo que é considerado essencial para a nossa Nação. Lá estavam mensagens sobre educação, paz, amor, voto consciente, tratamento digno à melhor idade, aos deficientes, às crianças, sobre a importância da cultura, o respeito às bandeiras nacional, estadual e do município e o canto do
Hino Nacional.

Emocionante ver o orgulho dos pais, professores, alunos e funcionários em mostrar os seus trabalhos, em acompanhar as crianças. Todos muito bem apresentados, com seus uniformes coloridos ou roupas temáticas. Cabe destacar que o empenho das Secretarias de Educação foi fundamental para o sucesso dos eventos.

Foi surpresa saber que alguns municípios estavam retomando essa atividade depois de vários anos. É louvável que a população tenha oportunidade de se confraternizar e externar a sua homenagem à Pátria, seja cantando, marchando, desfilando ou simplesmente, explicando para os mais novos o significado do feriado.

A última atividade que a Unidade participou foi muito prestigiada. A avenida lotada no desfile da Lapa, apesar da ameaça de tempo chuvoso.

O comando do 15º GAC AP agradece a todos aqueles que auxiliaram os desfiles da tropa. E a Unidade estará sempre à disposição da comunidade regional em eventos que lembrem a importância da defesa da Pátria.

Cel Mello
Comandante do 15º GAC AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário