quinta-feira, 31 de março de 2011

Matéria - Maníacos por Jogos

Computador e video game ganham cada vez mais maníacos por jogos



Letícia Richter

Quando começaram os games, com o primeiro ‘Atari 2600’, ninguém imaginaria que estes programas tornariam-se febre e impulsionariam o mercado eletrônico. Em 1981 a Atari foi responsável por 70% de lucro do mercado, o que ajudou a iniciar o processo conhecido como o Crash da indústria do videogame. Depois desse Crash, os games baseados em filmes foram os mais comercializados. Os filmes de Hollywood foram os principais a terem projeção no mundo dos games, como Star Wars, Matrix, Super–Homem, Homem Aranha, entre muitos outros. É o mercado de games se expandindo em todas as áreas possíveis, e trazendo bom lucro aos criadores. Foi a empresa Electronic Arts que lançou e abriu mercado para os consoles e drives para PC (computador).

Essas invenções e cada vez mais jogos fizeram com que surgisse as ‘Lan Houses’, casas de jogos, aonde as pessoas vão para jogar em rede ou on-line. Segundo o atendente da Lan House Neogames, Rodrigo Pereira da Silva, “os jogos on-line são bastante procurados, mas para conseguir jogar é necessários cadastrar-se no site e ter uma senha para acesso, lembrando que, para acessar alguns jogos é preciso pagar pelo conteúdo. Entre os mais jogados estão o Panja e o Ragnarok. Os jogos em rede são procurados por grupo de amigos, para competirem entre equipes, destaque para Contrastrak”. Rodrigo acrescenta que o cenário dos games é dominado pelo sexo masculino, na sua grande maioria por crianças, “estas passam mais de 3 horas jogando na frente de um computador. Já os adultos são mais moderados, passam de 1 a 2 horas jogando, e a maioria vem a Lan House para se distrair”, comenta.

Quem compra ou joga esses games nem imagina que para criar um jogo não é nada fácil. É necessário tempo livre, e claro, boas idéias. Para um dos sócios do Cubagames, Guilherme Moschen, é fundamental ter boas idéias, e tempo disponível, pois o caminho até consegui viabilizar o jogo é comprido. “Partimos da idéia, depois vamos para a parte do projeto, onde testaremos sua viabilidade técnica, em termos de valor, acesso, tempo e disponibilidade do site. Após o projeto pronto, vem como funciona o jogo, o chamado Desing doc, onde escrevemos tudo sobre o jogo, passo por passo, e assim partimos para a codificação, que seria o desenvolvimento do jogo. Testes são feitos para ver seu desempenho e por fim publicamos o jogo no site”. Para Guilherme e seus dois sócios, o site surgiu depois de vários projetos desenvolvidos em sala de aula. “Nós fazíamos jogos como trabalho acadêmico, gostávamos dessa área. Ai veio a idéia de montarmos um site júnior com os jogos que desenvolvemos, surgindo assim o Cubagames”. Se ficou interessado por jogos na internet basta acessar o site http://www.cubagames.com.br/ e boa diversão!

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