quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Matéria - Mercado de Trabalho

Com manter-se competitivo no mercado
Lucro: o principal fator de análise dos empresários


Letícia Richter


Ninguém investe em uma empresa que não traga bons resultados financeiros. O objetivo de todas as estratégias administrativas é aumentar a marge de lucro da empresa. Isso seria como um jogo, onde ninguém aposta para perder, mas sim em uma expansão, investimentos maiores, no treinamento de funcionários e na compra de novos produtos e serviços.

A expectativa do aumento do lucro, em primeiro lugar, passa pela definição dos preços de produtos e serviços. É feito através de um eficiente controle dos custos internos da empresa, buscando dessa forma oferecer um produto ou serviço com preços competitivo.

Para o economista Arnaldo Richter, o crescimento da competitividade fez com que o mercado passasse a definir o preço dos produtos. “Sem uma noção clara de como cobrar, o empreendedor não consegue estabelecer uma meta de lucro viável. Não adianta comprar algo por R$ 100 e querer vendo-lo por R$ 150, sendo que o valor máximo de mercado seria de R$ 120. É necessário analisar o preço da mesma mercadoria no mercado concorrente”, comenta.

Aumentar o lucro de uma empresa está ligado a uma mudança de postura, à estratégia de marketing, no trabalho para redução de custos e ao direcionamento do mercado. Segundo o economista, a tentação de simplesmente aumentar os preços para atingir um lucro, deve ser evitada. “Quando se diminui ou se aumenta o preço sem o apoio dos números, o resultado pode ser desastroso”, afirma.

A observação fez com que os lucros da empreendedora Margarete Ul subissem, atendendo a necessidade de seu público alvo. Além da atenção ao consumidor, Margarete fica de olho nos concorrentes. “Vejo o que fazem e comparo com os meus serviços. Procuro soluções simples, para não comprometer a venda. Como em quase todos os casos, são enumeradas prioridades como potencial de mercado ou oferecer bons produtos.”, diz a empresária, que contabiliza bons resultados.

O empresário brasileiro pode ficar tranquilo, ter grandes lucros não é crime, mas sim, sinal de competência. “Quanto melhor a estratégia adotada pelo administrador, maior será a eficiência na gestão da empresa, tendendo que o lucro da mesma cresça. O empresário só não pode ficar de braços cruzados, esperando o retorno”, conclui Richter.

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