sexta-feira, 30 de abril de 2010

Matéria - Manutenção Motos

Antes de viajar confira dicas de manutenção para sua Moto

Reportagem Leticia Richter

Antes de preparar as mochilas e pegar a estrada nesse feridão é interessante deixar sua moto em ordem. Como qualquer outro meio de transporte, a manutenção periódica é uma boa pedida, e para isso vão algumas dicas.

Paulo, da oficina Rota Motocenter, avisa que o serviço mais indicado seria a troca de óleo. “Este é a vida do motor nas motos. Para as de baixas cilindrada a quantidade usada é pequena, após 1.000km eles já não fazem o seu papel de proteção das peças internas do motor, que começam a sofrer desgastes”, comenta Paulo. Ainda é recomendado a cada 500km lubrificar a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira.

Quanto aos pneus é necessários atenção, pois os novos agüentam em média 12.000km. Independente disso, se perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, é hora de trocá-los. Outra maneira é observar se a moto está um pouco instável especialmente em curvas, então desconfie do desgaste dos pneus. Sua calibragem varia, vale ressaltar que o pneu dianteiro deve usar quatro libras a menos que o traseiro, pois seu volume cúbico é menor.

No dia-a-dia, Paulo recomenda ter os pneus sempre em boas condições, a câmaras de ar não devem ser mantidas com excessos de concertos e as lonas de freio e pastilhas tem que ser verificado periodicamente. Já para quem usa a moto para viagem, também é preciso atenção, pois muitas vezes quando os defeitos ocorrem os motociclistas estão muito longe de um auxilio mecânico, indicam usar produtos que fazem bem esse papel com câmaras reforçadas dificultando um possível furo, produtos usados dentro dessas câmaras que podem vedar um pequeno furo e tirar o motociclista de uma situação difícil.

Paulo avisa que não existe um tempo específico para a manutenção da moto. “Se a moto esta sendo usada de um modo normal é só seguir as recomendações especificadas no manual, se a moto esta sendo usada para trabalho (moto boy, entrega de gás, moto taxi e usos mais severos), é recomendado um cuidado maior com a manutenção”, conclui Paulo.

Então já sabe, antes de pegar a estrada ou as ruas verifique as condições de sua moto na Rota Motocenter, que fica na Rua Antônio Fioresse, nº 154 – Marginal da Estrada da Ribeira, em Colombo, mais informações pelo telefone (41) 3663-3316. UMA BOA VIAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário