terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Matéria - 15º GAC AP

15º GAC AP, Autoridades e Comunidade Lapeana Comemoram 117 anos do Cerco da Lapa


Em Solenidade Cívico-Militar realizada no dia 9 de fevereiro no Pantheon dos Heróis, foram comemorados os 117 anos do Cerco da Lapa.

A Solenidade Cívico-Militar teve como principal objetivo homenagear o maior herói da resistência republicana daquela epopéia, o General Gomes Carneiro, comandante da resistência legalista (pica-paus), que impediu o avanço dos revolucionários federalistas (maragatos), vindos do Rio Grande do Sul, resistindo bravamente junto aos seus comandados, durante 26 dias de intensos combates nas ruas desta histórica cidade.

Durante a solenidade, foi colocada uma corbelha de flores na estátua do General Carneiro, em seguida, ocorreram as honras fúnebres aos heróis da resistência ao Cerco, momento em que os militares do 15º GAC AP realizaram durante o toque de silêncio, salvas de tiro de fuzil e, em seguida o desfile da tropa.

O evento foi finalizado com uma emocionante encenação teatral sobre o Cerco da Lapa, apresentada por atores lapeanos e com a participação de militares da Unidade.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal da Lapa Paulo Cesar Fiates Furiatti, o Presidente da Câmara Municipal da Lapa João Renato Leal Afonso, o Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Tenente-coronel Marcelo Maia Chiesa, a Secretária de Cultura Valéria Borges da Silveira, além de outras autoridades, personalidades militares e civis, a população lapeana e a Banda Municipal João Francisco Mariano.



Comunicação Social do 15º GAC AP "Grupo General Sisson"
Fotos: Fotógrafa Joeseli K. Schaphauser

http://www.15gacap.eb.mil.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário