domingo, 28 de novembro de 2010

Destaque - Vereador Célio Guimarães

Projeto de Lei n° 18/2010 é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, da Lapa


O projeto de Lei n° 18/2010, de autoria do Vereador Célio Guimarães, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal da Lapa, na última sessão legislativa realizada no dia 23 de novembro de 2010 .

Referido projeto de lei torna obrigatória a presença de um enfermeiro ou um auxiliar de enfermagem nos veículos da Saúde da cidade da Lapa, que transportem passageiros enfermos pela cidade ou até outros municípios.

Na justificativa apresentada, o Vereador Célio Guimarães alega que este projeto tem por finalidade garantir maior segurança aos enfermos, além de contar com um profissional específico da área de saúde, presença essencial para os cuidados que cada paciente exige.

Ainda, tal profissional fica responsável pela adequada informação repassada aos pacientes, orientando sobre os locais de realização de exames, horários de consultas, hospitais e demais informações necessárias.

O projeto em questão não encontrou nenhum obstáculo entre os vereadores, sendo aprovado por unanimidade. Agora, será encaminhado ao Prefeito Municipal, para que seja sancionado.



Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Vice-presidente da Juventude do Partido Verde do Paraná

Contatos: 41 3622.2536 / 41 9658.2389
http://www.celioguimaraes.zip.net/
Material enviado pela Assessoria de Imprensa do Vereador

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Artigo - Leis Criminais

A impunidade através da lei

Por Letícia Richter

Será que em nosso país existe julgamento adequado a todos os casos? Todos que cometem crimes, indiferentes de serem graves ou pequenos, são condenados? Se condenados, será que ficam presos pelo tempo previsto?

Lendo, vendo e ouvindo as notícias dessas ultimas semanas, deparei-me com o grande picadeiro que é o Sistema Judiciário Brasileiro, bem como, suas leis. Pude também observar que a resposta para as perguntas citadas sempre é a mesma, “os criminosos não pagam adequadamente pelo crime que cometem”. Digo isso porque acompanhei fatos relevantes a nossa sociedade, como o julgamento dos assassinatos do casal Von Richthofen; a condenação de três dos acusados na morte do casal de namorados, Liana Freidenbark e Felipe Gaffé, o julgamento da menina Izabela Nardoni, o caso do goleiro Bruno; e a transferência de presos, como Marcola, para as penitenciárias de segurança máxima. Além de casos já vivenciados pela mídia, como do jornalista Pimenta Neves, que por ciúmes teve coragem de matar sua namorada.

O que mais impressiona nesses casos é ver a falta de punição, e vendo isso percebo que as leis criminais brasileiras são uma palhaçada, onde a essa altura não falta nem mais o picadeiro. Onde já se viu matar uma namorada dor ciúmes e sair impune, será pelo motivo que Pimenta Neves trabalhava em um famoso jornal de São Paulo ou ainda porque possui muito dinheiro - pelo jeito este foi essencial para que ele não ficasse preso. O dinheiro pode ser capaz de comprar uma liberdade? Em quase todos os casos, sim, pois em nosso país já é fato, “quem tem dinheiro não paga pelo que comete”.

E isso não é só de hoje! É visível que nem todos os criminosos no Brasil pagam pelo que cometem. O mais engraçado em todos esses processos é saber que nossa lei realmente é uma piada, onde se viu ter um artigo dizendo que uma pessoa condenada possa permanecer apenas 30 anos na cadeia. Depois de cumprido esse tempo, a pessoa volta a ruas como um cidadão normal, passando a ter os mesmos direitos que qualquer outro cidadão. O divertido é saber que a maioria das sentenças sempre ultrapassa os 30anos. Por que será que o juiz então aplica uma sentença superior a 30 anos?

O que adianta um condenado como Antônio Caetano, assassino e estuprador do casal Felipe Gaffé e Liana Freidenbark, ser condenado a 124 anos de cadeia, se como vimos à cima, este poderá ficar preso por apenas 30 anos. Seu companheiro, Agnaldo Pires, também teve uma pena superior a estes anos. Por outro lado, Antônio Matias, que participou do assassinato, conseguiu reduzir sua pena para alguns meses de reclusão. Completando o grupo, um já está solto e absolvido, e o ultimo conseguiu um laudo para deixar a FEBEM, saindo impune.

Fico perplexa ao saber que apenas alguns pagam pelos crimes, como se não tivesse sido os cincos que planejaram, seqüestraram e executaram o crime. Coisas como estas acontecem quase que diariamente, o que faz a população não acreditar e nem confiar na justiça. Na verdade esse é só um caso, em todos os outros julgamentos que citei os réus foram condenados e suas penas foram superiores há 30 anos.

Debatendo sobre polemicas na lei, lembrei-me de outro mico, onde já se viu ter um artigo dizendo que o condenado é obrigado a cumprir apenas um sexto da pena em prisão, e o resto do tempo poderá pagar em regime aberto. Sem contar que à boa conduta na prisão e o trabalho dentro das penitenciárias, são fatores que levam a redução da pena. Na verdade deveria ser obrigatório trabalhar e ter punição caso não tivessem um bom comportamento durante a detenção. Quero só ver uma filha assassina, Suzane Von Richthofen, seu namorado Daniel e seu irmão Cristian Cravinhos, andarem livremente pelas ruas em até 4 anos. Acredito que seja a hora de me perguntar, que direito os pais dela tiveram em tentar se proteger!

Vejo a demora para acontecer este julgamento, pois os culpado foram condenados somente quatro anos após o crime. Por que a demora em julgar os criminosos? O que impede que alguns dias depois já ocorram o julgamento? O processo deveria ser mais rápido e objetivo. Percebe-se que há uma lentidão no sistema judiciário brasileiro, que até é debochado por pessoas e mídias de outros países, como sendo um dos lugares mais demorados para se julgar e condenar alguém.

Não entendo porque essas leis e atitudes acontecem em nosso país, onde estava com a cabeça quem criou esse artigo, e onde esta o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que não toma à atitude de reformular as leis criminais. São esses pequenos detalhes que me fazem crer que o fim do nosso país está chegando, se continuar deste jeito a população será os presos e os criminosos serão a nação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Matéria - 15º GAC AP

Solenidade Cívico-Militar marca a passagem do Dia da Bandeira no 15º GAC AP



As comemorações alusivas ao Dia da Bandeira Nacional foram marcadas por brilhantismo na solenidade cívico-militar realizada no Quartel do 15º GAC AP, na cidade da Lapa.

O evento contou com a participação de autoridades e personalidades civis, militares, de alunos e professores das escolas do município. Destacaram-se as presenças da Sra Vilma Wille, Secretária de Educação, do Coronel R1 Geraldo Muniz e dos Vereadores Vilmar Fávaro (Purga) e Célio Guimarães.

A Solenidade teve como atividades principais o hasteamento da Bandeira Nacional, a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, a cerimônia de incineração das Bandeiras Nacionais que se tornaram inservíveis pelo seu intenso uso no decorrer dos anos, a entrega do Diploma de Amigo do 15º GAC AP a personalidades de destaque na sociedade lapeana e que possuem estreitos vínculos com o Quartel da Lapa, a entrega de condecorações a militares da Unidade, o canto do Hino à Bandeira, e, por fim, o desfile da tropa.

Durante o evento foi realizado o encerramento do Projeto Reavivando o Amor à Pátria e a premiação dos alunos das Escolas da Lapa, que se destacaram no concurso de redação alusiva ao Dia da Bandeira. O projeto Reavivando o Amor à Pátria foi uma parceria desenvolvida com êxito pela Secretaria de Educação do Município da Lapa, pelo Grupo General Sisson e pela Assisson, em que foram enaltecidos importantes valores e virtudes cívicas. Tinha como objetivo realizar nas escolas das redes municipal, estadual e particular da Lapa, um momento cívico, que consistia no hasteamento solene da Bandeira Nacional e canto do Hino Nacional por alunos e professores, no contexto de uma formatura, além de receber dos organizadores do evento, uma Bandeira do Brasil e um “CD” com Hinos e Canções.

Mais uma vez o símbolo maior de nossa Pátria foi enaltecido e reverenciado em solo lapeano, nos lembrando dos feitos do passado, nos orgulhando do nosso presente e nos apontando a direção para as glórias futuras.


Comunicação Social do 15º GAC AP "Grupo General Sisson"
Créditos das fotos: Joeseli K. Schaphauser

Acessem o site: www.15gacap.eb.mil.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Destaques - Vereador Célio Guimarães

AAPNE: Realiza Grandioso Bingo dia 20 de movembro


A AAPNE - Associação de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Lapa -, realizará um Grandiosos Bingo no dia 20/11/2010 (sábado), às 19:00h, no Salão dos Vicentinos, na cidade da Lapa-PR.

As cartelas serão vendidas no local do evento, e o Bingo contará com variados prêmios, tais como bicicleta, liquidificador, ferro de roupa, cestas de alimentos e outros.

O local contará também com a venda de pastéis, sonhos e refrigerantes.

Venha participar e ajudar mais esta Associação da Lapa!!!


Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Vice-presidente da Juventude do Partido Verde do Paraná

Contatos: (41) 3622.2536 ou (41) 9658.2389
Visite o Blog www.celioguimaraes.zip.net

Material enviado pela Assessoria de Imprensa do Vereador

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Matéria - 15º GAC AP

Dia da Bandeira: Comemoração no 15º GAC AP



O 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, a Prefeitura Municipal da Lapa, por intermédio da Secretaria de Educação e a Associação de Amigos do Grupo General Sisson têm a honra de convidar V. Exa/V. Sa e família para a Solenidade Militar alusiva ao Dia da Bandeira, que será realizada no dia 19 de novembro de 2010 (sexta-feira), às 11h 30, em sua Unidade.


* Uniforme/Traje:
- Militares: 4º A1 c/ boina
- Civis: Esporte



Por gentileza, confirmar presença até dia 17 de novembro (quarta-feira), pelo telefone (41)3622-2944 ou no E-mail: rp_15gacap@yahoo.com.br


Comunicação Social do 15º GAC AP - "Grupo General Sisson"
Outra informações no site http://www.15gacap.eb.mil.br/

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para Refletir

Para começar o final de semana refletindo: recebi este texto de uma amiga, após ler fiquei me perguntar em qual dos casos me encaixo. Compartilho com todos, para que possam descobrir em quais das porcentagens se enquadram. Espero que gostem da dica!


A MAIOR BRONCA QUE JÁ LEVEI

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após o Carnaval. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

Um velho professor entrou na sala e logo percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência, tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com certo constrangimento, o professor pediu silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.

Veja o que ele disse:

- "Prestem atenção, porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala. O professor continuou:

- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos, observei que de cada cem alunos apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cincos se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula".

Nem preciso dizer o silêncio que ficou, na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre. Afinal, quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse; não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.

Você pertence aos 5% ou aos 95%?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Destaque - Vereador Célio Guimarães

Célio Guimarães questiona novamente cobrança de taxa de lixo na conta de água

O projeto que visa firmar convênio com a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, permitindo a arrecadação e posterior repasse ao município da taxa do serviço de coleta de lixo na mesma fatura de cobrança dos serviços de água e esgoto, foi protocolado pelo Executivo no dia 17 de dezembro de 2009 às 16h53min com pedido de convocação extraordinária à Câmara Municipal, o qual foi atendido nos dias 21 e 29 de dezembro.

Na ocasião, o vereador contestou a forma com que o projeto estava sendo votado, pois primeiramente estava sendo criada uma taxa de coleta de lixo que desde o ano 2001 foi extinta e passando a cobrança à Sanepar. O pedido de vistas pelo vereador postergou sua votação para que os vereadores pudessem analisá-lo melhor. Se tivesse sido aprovado, a cobrança poderia ter sido realizada desde o início deste ano. Agora o projeto voltou à ordem do dia e foi votado em sessão ordinária no dia 09 de novembro de 2010.

“Sou contrário ao projeto, pois desde meados de 2009 a discussão em torno desta cobrança ‘casada’ com a empresa Sanepar gera conflitos. Inclusive a cobrança foi proibida por Decreto do Governador Requião em julho do ano passado”, disse Guimarães que completa: “É inconcebível fixarmos uma taxa obrigatória na conta de água que nada tem a ver com a empresa em questão. E se a pessoa não tiver o dinheiro (R$ 5,00) para pagar a taxa de lixo, por exemplo, mas tiver o dinheiro para pagar a conta de água, vão cortar a água? O que uma coisa tem a ver com a outra? O que poderia ser feito é facultar o pagamento na fatura, ou seja, consultar o cliente para saber se concorda com a cobrança”, finaliza o vereador.


Você sabia que a taxa de coleta de lixo estava extinta desde 2001?

O projeto de lei nº 58 de 30 de novembro de 2001 em que alterava alguns artigos, entre eles o que extinguia a Taxa de Coleta de Lixo, foi aprovada no mesmo ano. A justificativa, encaminhada à Câmara Municipal pelo então prefeito Paulo Furiati, dizia que “a eliminação da Taxa da Coleta de Lixo vem a beneficiar todos os contribuintes do IPTU, vez que este serviço abrange à todos os contribuintes”.

Portanto passaram-se 9 anos sem que a prefeitura precisasse cobrar a taxa e agora será cobrada novamente, com valor único de R$ 5,00 para todas as residências urbanas (excluindo os beneficiários da Tarifa Social da Sanepar), sem qualquer diferenciação quanto à quantidade de lixo produzida.

A atual justificativa para a instituição da Taxa, encaminhada pelo mesmo administrador que a extinguiu afirma que: “O objetivo da cobrança da taxa de lixo é diluir os custos aos cofres públicos deste serviço essencial prestado ao contribuinte”.

O repasse de recursos pela Sanepar também teria custos. Em algumas cidades em que a cobrança foi realizada, a empresa cobrava cerca de R$ 0,47 por fatura. Inclusive nestas cidades o Ministério Público interveio de modo a proibir tal prática, como o caso das cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu onde tal cobrança ‘casada’ já não existe mais.




Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Vice-presidente da Juventude do Partido Verde do Paraná
Contatos: 41 3622.2536 / 41 9658.2389
http://www.celioguimaraes.zip.net/
Material enviado pela Assessoria de Imprensa do Vereador

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Matéria - Responsabilidade Social

Gestão de negócios com responsabilidade social




Por Letícia Richter

Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável possuiu a capacidade de interagir com os interesses dos diversos parceiros (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), e conseguir incorpora-los ao planejamento de suas atividades. A busca é para atender a demanda de todos os envolvidos, não somente dos acionistas ou do proprietário. A empresa só tem a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos.

O conceito de responsabilidade social surgiu nos anos 90, através de uma seqüência de eventos sociais e políticos que definiam mudanças e desenvolvimentos econômicos, social e ambiental. A atitude dos cidadãos mudou, passando a exigirem ações e compromissos éticos com a cidadania. Para a empresa conseguir obter todos esses compromissos éticos era necessário manter-se competitiva, estabelecer relacionamento ético com os clientes, fornecedores e funcionários, e acima de tudo, preocupando-se com o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade. Independente do porte da empresa, do setor da economia e da quantidade de funcionários, podem desenvolver ações de responsabilidade social.

A ética, portando, é base da responsabilidade social, expressadas através dos princípios e valores adotados pela organização. Sendo assim, não há responsabilidade social sem ética nos negócios. A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só trás resultados positivos para a sociedade, e para a empresa. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento, o primeiro passo para qualquer ação de responsabilidade social em empresas passa pela conscientização dos empreendedores.

Embora as empresas continuem, em sua maioria, a ser governadas pelo viés econômico, com o lucro a qualquer preço como objetivo predominante, nas organizações, e concentração de poder, na política, a dimensão social começa a ser considerada. Grandes empresas, inclusive as do Brasil, já incorporam a preocupação social em seus processos e em dimensões de investimentos, reconhecendo ser um pré-requisito para a sobrevivência do próprio negócio. Os dirigentes dessas organizações sabem que é imperativo integrar-se a essa nova realidade e que, independentemente da abordagem ou ferramentas utilizadas, atuar, com responsabilidade social focada no desenvolvimento sustentável compõe o conjunto de estratégias de diferenciação competitiva neste novo milênio.

Segundo a consultora Solange Rodacoski os governos de forma geral em todo o mundo já não conseguem atender as demandas econômicas, sociais, políticas e ambientais, cabendo às empresas dividir essa responsabilidade. “Não podemos esperar que apenas o governo resolva todos os problemas que uma sociedade possui, precisamos unir forças para formarmos uma sociedade consciente e socialmente responsável”, comenta.

Matéria - 15º GAC AP

15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado



O 15º GAC AP realizou no período de 3 a 7 de novembro, a Operação “Três Barras”,integrado na Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras – SC, com o emprego dos Obuseiros M 109 e de todo o sistema de Artilharia. Sendo o principal exercício de adestramento da Unidade, o qual teve como objetivo adestrar os militares do Grupo na realização de operações ofensivas, proporcionou experiência de campanha ao efetivo profissional e variável, cujo coroamento foi a realização do tiro real de Artilharia.

Os subsistemas de Artilharia foram amplamente adestrados nas diversas missões atribuídas às Baterias de Obuses e Bateria de Comando, que fizeram várias mudanças de posição, praticando situações como tiro direto, reação a ataque aéreo, tiro vertical, tiro a partir da estrada, dentre outras.Com excelente desempenho, o Grupo encerrou com brilhantismo o ciclo de adestramento operacional, coroando com pleno êxito o ano de instrução de 2010.

Comunicação Social do 15º GAC AP - "Grupo General Sisson"
www.15gacap.eb.mil.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Destaques - Vereador Célio Guimarães

1ª Academia da Terceira Idade é instalada na Lapa


Uma das primeiras indicações de Célio Guimarães como vereador da Lapa, foi a instalação da Academia da Terceira Idade – ATI - (nº 58/2009 de 28/04/2009) para atender não só a turma da melhor idade, mas também os adultos do nosso município, oferecendo um espaço gratuito de prática esportiva. A ideia foi trazida quando da visita do vereador ao Parque Barigui de Curitiba antes mesmo da inauguração das ATIs naquele local. Encaminhou anexo à indicação, todas as informações adquiridas diretamente com a empresa Ziober de Maringá, uma das fabricantes das ATIs.

A primeira ATI foi instalada em frente à Polícia Militar na Avenida Manoel Pedro. Depois disso, o vereador, que também contou com o apoio dos vereadores Acyr Hoffmann e Lilo Horning na segunda indicação (nº 27/2010 de 15/res03/2010), pedirá ao executivo a instalação, na medida do possível, de outras academias em cada bairro da cidade.

Agora pode ser feita uma parceria com estudantes ou profissionais de educação física para oferecer aulas práticas aos freqüentadores para obter melhor ultado e demonstrar como realizar as atividades físicas.



Célio Guimarães
Vereador - Lapa
Vice-presidente da Juventude do Partido Verde do Paraná
Contatos: 41 3622.2536 ou 41 9658.2389
Mais informações no Blog http://www.celioguimaraes.zip.net/


Material enviado pela Assessoria de Imprensa do Vereador Célio Guimarães